sábado, 30 de outubro de 2010

Twitter abre espaço para dinamizar a educação

Fonte imagem: http://www.omeufuturo.com.br/blog/wp-content/uploads/crian%C3%A7as.jpg
    Já foi o tempo em que o uso de internet na escola restringia-se a pesquisas no Google.
 
     O microblog Twitter é uma ferramenta que pode ser usada para tirar dúvidas com os colegas e divulgar informação, além de fornecer conteúdo como fotos e vídeos. Mas estas possibilidades que enriquecem o processo de ensino - aprendizado ainda são pouco exploradas nas escolas de Salvador.

     “É uma pena, pois os jovens estão cada vez mais conectados. Colocar o Twitter, que tem essa pegada divertida, na sala de aula pode ser uma forma eficaz para o desenvolvimento dos estudantes”, explica a pedagoga Fernanda Leturiondo, da equipe da ONG Cipó Comunicação Interativa.

     A Cipó desenvolve projetos em que os meios de comunicação são utilizados para estimular os adolescentes e jovens a exercer melhor a sua cidadania.

     A também pedagoga Sandra Loureiro conta que no projeto em que atua como coordenadora pedagógica, o Oi Kabum, desenvolvido em parceria com a Cipó, os participantes já chegam dominando o uso de ferramentas como o Twitter.

     “Não precisamos ensinar o passo a passo. Apontamos como melhor usar o que eles têm à disposição. E por que não na escola?”, questiona. O projeto Oi Kabum tem como objetivo fornecer formação profissional aos adolescentes e jovens vindos de bairros populares, mas também levá-los a refletir sobre a comunicação digital.

     O avanço tecnológico que alcançou os celulares torna desnecessário, inclusive, que os alunos tenham que se deslocar para uma sala de informática.

     Com a inserção de aplicativos nos aparelhos é possível acessar o Twitter e outras ferramentas on line.

     Um dos desafios dos educadores, segundo as especialistas, é evitar a dispersão, motivo que levou escolas a proibir o uso do celular em sua área. 

     “Essa desculpa de que o Twitter dispersa é preguiçosa. Basta ter uma boa proposta e se focar nela”, avalia Fernanda Leturiondo.

    O projeto Escola Interativa, que a pedagoga coordena, capacita professores para a utilização das diversas ferramentas de comunicação na sala de aula. Redes sociais, como Orkut e Facebook, aplicativos de celulares, mensagem de texto (SMS) e usos de câmeras de telefones móveis para fotografar e filmar são meios utilizados.

     O professor de literatura, por exemplo, pode propor no Twitter, um meme, sugere a pedagoga. O meme consiste em postar o início de uma história para que cada aluno a continue. “É importante que o professor direcione o trabalho, exija coerência e coesão”, enumera. Outra sugestão da pedagoga é conduzir a turma a produzir vídeos e postá-los no Twitter.


Texto: Karina Costa
Fonte: Fonte: Jornal A Tarde, 25 de outubro de 2010.Primeiro Caderno, p.A6.Salavdor/BA

0 comentários:

Postar um comentário