segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quer ganhar um celular novinho?!

 Participe da nossa Gincana do Lixo Eletrônico que ocorrerá na JORNADA DA SUSTENTABILIDADE!!! Nos dias 24,25 e 26 de novembro!!!

Mais informações acesse GINCANA DO LIXO ELETRÔNICO!!!

Colaboradora Jusy Lopes
Aluna do IFBA - Gerenciadora do blog
Contato: jusylopes@hotmail.com

Venha fazer parte da nossa Jornada!!!


      Você sabia que as garrafas pet, que tem esse  nome devido ao polímero com o qual são desenvolvidas, o Politereftalato de etileno ou PET, levam em média 400 anos para se degradar?!

     Tá, isso é um baita tempo, mas e daí?!  Daí  que o problema é que elas só começaram a ser fabricadas em meados dos anos 70, ou seja, TODAS AS GARRAFAS DE REFRIGERANTE das festas da sua família, até mesmo as do seu aniversário de um ano ainda estão por aí, intactas no meio ambiente!!!

1 Garrafa Pet = 400 anos no meio ambiente!!!
     Não, você não precisa parar de tomar refrigerante :], com atitudes simples, como optar por  comprá-los apenas naquelas garrafas de vidro retornáveis, que você encontra em qualquer mercadinho, ou ainda, com um pouco de criatividade pode fazer uma linda luminária ( veja aqui - http://www.acresa.com.br/site/?p=496), e mais, pode GUARDAR SUA GARRAFA PET DO ALMOÇO DE DOMINGO E FAZER SUA INSCRIÇÃO NA NOSSA JORNADA!!!!

    É isso mesmo, os alunos inscritos nas palestras da JORNADA DA SUSTENTABILIDADE  poderão participar das nossas atividades gratuitamente, com a singela colobaração estipulada em 5 garrafas pet por mini-curso, e 1 garrafa por palestra, que serão recolhidas no dia do evento para nossa oficina de confecção de PUFFs com garrafas Pets!!!!


Colaboradora Jusy Lopes
Aluna do IFBA - Gerenciadora do blog
Contato: jusylopes@hotmail.com



O que é biotecnologia?

Biotecnologia (Imagem: Technopress)
     A palavra biotecnologia é formada por três termos de origem grega: bio, que quer dizer vida; logos, conhecimento; e tecnos, que designa a utilização prática da ciência. Com o conhecimento da estrutura do material genético - a molécula do DNA (ácido desoxirribonucléico) - e o correspondente código genético, teve início, a partir dos anos 70, a biotecnologia dita moderna, através de uma de suas vertentes, a Engenharia Genética, ou seja, a técnica de empregar genes em processos produtivos, com a finalidade de obter produtos úteis ao homem e ao meio ambiente. Os métodos modernos permitem que os cientistas transfiram com grande segurança genes de interesse, ou seja, com características desejadas, originados de diferentes organismos (não apenas de organismos sexualmente compatíveis - o que amplia a variedade de genes que podem ser utilizados) de uma forma antes impossível.



O que é Biotecnologia agrícola?
 
     A biotecnologia agrícola utiliza a transgenia como uma ferramenta de pesquisa agrícola caracterizada pela transferência de genes de interesse agronômico (e, conseqüentemente, de características desejadas) entre um organismo doador (que pode ser uma planta, uma bactéria, um fungo, etc.) e plantas, com segurança.
Veja ilustração abaixo, que mostra a diferença entre o “melhoramento tradicional” e a “biotecnologia de plantas”:
  

BIOTECNOLOGIA DE PLANTAS:

MELHORAMENTO TRADICIONAL DE PLANTAS:

  
     No melhoramento tradicional, cruzam-se as espécies sexualmente compatíveis e ocorre a combinação simultânea de vários genes. Já a transgenia é uma evolução desse processo, com o objetivo de acelerá-lo e de ampliar a variedade de genes que podem ser introduzidos nas plantas. Além disso, a transgenia, como ferramenta da biotecnologia agrícola, oferece maior precisão do que os cruzamentos, pois permite a inserção de genes cujas características são conhecidas com antecedência, sem que sejam introduzidos outros genes, como acontece no melhoramento genético clássico (no cruzamento ocorre a “mistura” de metade da carga genética de cada variedade parental). A transgenia permite um melhoramento “pontual” através da inserção de um ou poucos genes e da conseqüente expressão de uma ou poucas características desejáveis.

 Fonte do texto e imagens:
 http://www.monsanto.com.br/produtos/biotecnologia/biotecnologia.asp